Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

Serão com Avós

Serão com Avós é um projeto que atua junto de idosos institucionalizados e irá proporcionar momentos de fruição artística de qualidade, antes e durante o adormecer dos intervenientes, promovendo um estado de relaxamento necessário, acalentando o sono.

Este projeto tem como objetivos aplicar diferentes formas de linguagem artística – a música, o som, a poesia, a dança, as histórias, entre outras – enquanto ferramenta “que melhora” a qualidade de vida e as relações afetivas e interpessoais, potencializando ainda o gosto pela Arte. Ao ser conduzido pelo sono, através da Arte, o idoso descontrai e relaxa, aliviando o peso de uma hora que se torna tensa devido ao medo da morte, à solidão e até certas memórias.

A implementação do projeto Novas Primaveras permitiu a identificação deste espaço de tempo como um momento propício a que a maioria das pessoas entrem num estado de maior sensibilidade. Surge, então, a necessidade de utilizar a música, tão eficazmente aplicada como terapia noutros âmbitos, para proporcionar momentos de tranquilidade e amenizar o processo de adormecer, tanto para os utentes, como para os seus cuidadores, cujas noites de trabalho passam, também, a ser um pouco mais serenas.

Desta troca artística, usufruem ainda os artistas envolvidos, pertencentes aos municípios de atuação, que se encontram e partilham estes momentos com idosos da sua própria comunidade e com artistas SAMP, alocando os seus conhecimentos a um contexto diferente ao que estão habituados. Assim, todos os envolvidos no projeto beneficiam da sua implementação, desde as instituições parceiras ao público alvo.

 

Modo de Intervenção

O Serão com Avós abrange a área geográfica dos municípios de Leiria, Ourém, Porto de Mós, Marinha Grande e Pombal, contando com a participação de artistas destas mesmas regiões, em colaboração com os profissionais SAMP.

Este projeto irá intervir junto de 10 Instituições Seniores, sendo que cada uma vai usufruir de 3 sessões artísticas a decorrer ao final do dia, quando os idosos já se encontram nas suas camas, mesmo antes de adormecer. Estes momentos, levados a cabo por 3 artistas, ocorrerão em formato não verbal, sendo o seu principal objetivo relaxar e adormecer os intervenientes.

Cada instituição irá, também, usufruir de um momento artístico a decorrer ao início da manhã, intitulado de “Alvorada”. As “Alvoradas”, ao contrário das sessões noturnas, vão permitir uma interação direta entre os idosos e os profissionais artísticos, bem como oportunidades de avaliação de impacto que permitam perceber, de forma mais objetiva, os benefícios inerentes à implementação deste projeto.

Este projeto é promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, conta com o apoio do Município de Leiria, ao abrigo da Rede Cultura, e tem como parceiros o Sport Operário Marinhense e a Ala D’Artistas – Associação Cultural e Artística.

 

O Projeto “Serão com Avós” na Comunicação Social

Projeto “Serão com Avós” quer embalar idosos institucionalizados da região de Leiria | 12 de abril de 2022, RTP

PRO Leiria e Rede Cultura apoiam entidades em mais de 300 mil euros | 05 de abril de 2022, Município de Leiria