Seja um
embaixador
SAMP!

Ao apoiar este projecto está
a garantir que chegará mais longe, por mais tempo, e a mais pessoas:

donativo

Categoria:

Os donativos são dedutíveis à colecta.
Conheça a legislação em vigor sobre mecenato social.

SAMP Contigo

É crescente o número de estudos científicos que documentam o papel das artes na área da saúde, em disciplinas como a Musicoterapia, as Terapias Expressivas, a Dançaterapia e o Psicodrama.
Neste domínio, tem crescido na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália uma nova área profissional de arte em contexto hospitalar. Paralelamente a esta, desenvolvem-se também projetos artísticos com objetivos de integração e reabilitação social, numa sociedade em que o encontro pelas e com as artes pode desempenhar um papel único em temas emergentes, como os refugiados ou a segregação religiosa e social.

Desde 1991 que a SAMP desenvolve alguns projetos neste âmbito e, mais recentemente, desde 2004, trabalha com um leque de projetos dedicados a populações carenciadas ou marginalizadas.
O crescimento destes projetos e a consequente necessidade de aprofundar os respetivos modelos de intervenção, conduziu a uma procura de formação especializada dos recursos humanos SAMP e à constituição de um Núcleo de profissionais que os pense, articule e implemente de forma sustentada.

Inicialmente, foi designado por “Núcleo de Musicoterapia”, mais tarde por “Núcleo de Terapias Expressivas”, passando a “Núcleo Saúde com Arte SAMP”. Atualmente, designa-se “SAMP Contigo” por se alargar a um campo de intervenção mais amplo que cruza arte, saúde e bem-estar social.

O projeto “SAMP Contigo” destina-se a todas as pessoas ou grupos para quem as Artes se podem constituir como ferramenta de mudança, melhoria da qualidade de vida e integração social.

Modelo de intervenção
O SAMP Contigo é, atualmente, constituído por nove profissionais SAMP das áreas da Música, Teatro, Dança, Educação Especial, Terapias Expressivas e Musicoterapia, aos quais se juntam, posteriormente, para cada programa específico outros profissionais da área da Psicologia, Serviço Social, Medicina e Investigação Académica.

Numa primeira fase, o Núcleo identifica, através dos seus contactos, as pessoas, instituições ou comunidades para quem a Arte pode ser uma ferramenta de melhoria. Por vezes, são as próprias pessoas ou as instituições, conhecendo esta área de serviços SAMP, que apresentam os seus pedidos.

Na fase seguinte, a equipa SAMP Contigo escolhe entre os seus programas e modelos aqueles que melhor se adequam ao público-alvo em causa. Não havendo um programa que corresponda à necessidade solicitada ou pretendida, cria-se um novo programa e adapta-se o melhor modelo de intervenção para o mesmo.
É nesta fase que se opta por um dos modelos de Musicoterapia ou uma intervenção mais genérica, e onde se escolhem as duplas de profissionais que parecem responder melhor aos objetivos e desenho do novo programa. Associado a esta escolha está a procura de investidor social ou conjunto de investidores para o programa. É, ainda, nesta fase que se prevê o modelo de avaliação do programa e se procuram as respetivas ferramentas validadas.

São parceiros do SAMP Contigo todas as instituições de utentes, pessoas, ou investidores sociais que se envolvem em cada um dos programas implementados.

Assista ao vídeo “A SAMP na Comunidade” –  Produção e edição por Casota Collective